O Serviço de Promoção ao Menor e à Família – SERPAF é uma instituição fundada em Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil, no ano de 1968 por Helena Rodrigues Branco, pessoa de grande visão estratégica e de futuro. Ainda na década de 70, ela defendeu de forma inovadora a ideia da intervenção social em famílias vulneráveis social e moralmente – e não apenas em crianças e adolescentes.
O envolvimento da família como um todo continua sendo o princípio fundamental do SERPAF, considerando que o trabalho deve ser diversificado não só para os filhos, como para as mães, pais e familiares dessas crianças, adolescentes e jovens. Só assim o SERPAF acredita poder contribuir, com eficácia, na vida de toda a comunidade beneficiada e, consequentemente, na vida da nossa cidade.
São muitas as atividades que trabalham diretamente o envolvimento das famílias, como as reuniões do Comitê de Família, que consiste na reunião de mães a cada três meses para definir os temas das campanhas que todas as turmas, de todas as oficinas, irão trabalhar; outra importante atividade são os cursos profissionalizantes para adultos e jovens, uma oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho.
São mais de 50 alunos inscritos no Programa Menor Aprendiz, do governo federal; campanhas, palestras e seminários para garantia da saúde e bem-estar dos alunos e suas famílias, abertas à comunidade; oficinas conjuntas com participação dos pais e/ou familiares; cursos de geração de renda, como culinária, manicure, bordado e corte e costura para mulheres, dentre tantas outras atividades